Cases de Projetos Luminotécnicos - Celena

+55 11 4871-1888

Celena assina nova iluminação externa da Rede Telhanorte


"Você precisa comprar um produto e avista duas lojas, um bem iluminada e chamativa; e outra com uma iluminação antiga e escura. Qual você escolheria?" É com essa pergunta que o coordenador comercial da Celena, Ricardo Longarço, exemplifica a importância do projeto luminotécnico desenvolvido para a rede Telhanorte, multiespecialista em construção e reforma. Já na primeira visita técnica, o profissional, com quase 10 anos de experiência em projetos de iluminação, sabia exatamente quais eram os principais aspectos. "Quando um produto está melhor iluminado, ele vende mais. A estratégia é a mesma para lojas".

Em agosto de 2017, a Celena foi a escolhida para desenvolver a iluminação da área externa das 41 lojas da Rede Telhanorte distribuídas em três estados: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Como em todo projeto complexo e de grande responsabilidade, o processo de escolha do fornecedor não foi dos mais fáceis. Além da concorrência que envolvia os maiores representantes do mercado de iluminação, a Celena só teve o contrato definitivo acertado ao mostrar o real resultado de seu trabalho em uma das lojas da rede. A unidade escolhida foi a Morumbi, localizada na zona sul de São Paulo.

"Foi um impacto visual, um verdadeiro banho de luz. Eles ganharam força visual não apenas para serem vistos, mas lembrados", relata Ricardo. "Quando a gente terminou a implantação, a diretoria foi lá conferir. Resultado: Ficaram admirados e decidiram implantar em todas as outras unidades".

Com a repercussão tão positiva é até difícil de acreditar que área do estacionamento manteve o mesmo número de pontos de instalação. Toda a diferença notada foi causada, na verdade, pela escolha adequada de cada produto. As luminárias públicas antigas que apresentavam uma perda considerável de fluxo luminoso foram substituídas pelas modernas Square Eco de 100W. Já na iluminação da fachada, para aumentar o impacto visual, foram instalados novos pontos de iluminação com refletores LED de 200W.

"Quando você passava em frente do Shopping Morumbi, via que o local não estava bem iluminado. Era uma iluminação deficitária, principalmente se levar em consideração os concorrentes", analisa Ricardo. "O principal é que a loja ganhou todo esse impacto visual, mas o projeto foi desenvolvido para também garantir eficiência e economia."

Um cliente exigente

Por ser referência em varejo de materiais de construção, reforma e manutenção; não é difícil encontrar especialistas em iluminação dentro de uma loja Telhanorte. Nesses casos, apenas projetos de qualidade indiscutível conseguem um resultado positivo. Se para muitos isso pode parecer um empecilho, para Ricardo Longarço foi justamente um aspecto positivo do projeto.

"O coordenador responsável, Alberto Martins, conhece de iluminação. A própria loja vende muitos produtos em LED. Por causa desse conhecimento prévio, eles conseguiam entender o valor do nosso trabalho, diferenciar os atributos dos nossos produtos", relatou o especialista.

Essa, na verdade, não é a primeira vez que a rede conta com as vantagens trazidas pela Celena. Em 2016, algumas lojas Telhanorte tiveram suas lâmpadas da área interna trocadas em um projeto que buscava maior qualidade e eficiência luminosa.

Além da qualidade, o amplo portfólio oferecido pela Celena também foi um diferencial na execução dos projetos. Cada uma das 41 unidades apresenta exigências particulares quanto à localização ou estrutura do local. A loja de Guarulhos, por exemplo, conta com um estacionamento coberto que exigiu uma atenção especial por parte dos especialistas. Por ter um pé direito alto, a solução encontrada foi a utilização da luminária High Bay Prisma 2 de 100W no lugar das antigas luminárias de vapor metálico de 400W. A filial ainda conta com os refletores de iluminação externa e Projetores Modular 480W, que substituiu o antigo de 1000W, aplicado com iluminação de destaque da caixa d'água.

"Um fornecedor com três ou quatro produtos não iria conseguir atender um caso como esse. É justamente por contarmos com um portfólio grande que podemos trazer as melhores soluções em cada um dos casos", garante Longarço.
A expectativa é terminar todas as lojas do grupo ainda em 2018, porém, muitos clientes das lojas Telhanorte já estão aproveitando os benefícios imediatos da troca da iluminação externa. Mas, para Ricardo, não são apenas eles que ficarão contentes com o projeto. Além de garantir a economia no consumo, a nova iluminação melhorará a visibilidade de cada uma das lojas.