Cases de Projetos Luminotécnicos - Celena

+55 11 4871-1888

Parque Celso Daniel

Revitalização de parque em Santo André inclui sistema de iluminação LED

Após nove meses de obras, o Parque Celso Daniel em Santo André (SP) ganhou nova iluminação no mês de abril. Parte do projeto de remodelação do Parque envolvendo melhorias estruturais, adequações e criação de novas áreas para lazer, inclui o sistema de iluminação LED que é considerado um marco pela gestão local porque inaugura o programa municipal de investimento em qualidade e economia de energia. Denominado de “Banho de Luz”, o programa visa atingir o máximo de investimento na cidade com tecnologia LED.

A Lâmpadas Golden foi parceira do projeto, responsável pelo fornecimento de 253 luminárias para iluminação púbica da linha Extreme LED, modelo Square de 44 W, que foram utilizadas no passeio interno do parque. Elas substituíram as lâmpadas Vapor de Sódio de 150W e Vapor de Mercúrio 150W que estavam no local. Além da depreciação luminosa, após 14 anos de uso sem retrofit das tecnologias usadas, não atendiam mais as demandas dos usuários do parque, pois o baixo Índice de Reprodução de Cor (IRC) do sistema com Vapor de Sódios contribuía para um aumento da sensação de insegurança. O nível de iluminação existente possuía baixos níveis com pouca uniformidade e, após a remodelação, passou para 34 lux de média, com uniformidade de 0,49, o que garante um sistema de iluminação excelente na avaliação do coordenador Comercial da Lâmpadas Golden, Ricardo Longarço.

As lentes ópticas da luminária LED proporcionam uniformidade na distribuição da luz, cuja temperatura de cor branca contribui para aumentar efetivamente a luminosidade, sem danos à fauna e à flora.

Do ponto visto de gestão de recursos públicos, as lâmpadas com aproximadamente 14 anos de uso tinham um elevado consumo e pouca eficiência. “Devido à precariedade do sistema anterior, é difícil de dizer com precisão qual o nível de consumo existente, mas com o novo projeto pode-se afirmar que a economia de energia está em torno de 76%”, afirma Longarço.

Outra vantagem do “Banho de Luz” que recebeu o parque é a redução dos custos de manutenção em decorrência da maior longevidade dos produtos LED. No sistema convencional trocava-se lâmpadas a cada dois anos e meio e com a luminária IP LED da Golden esta ocorrerá somente daqui 11 anos, considerando doze horas diárias de uso.

Além de trocas de postes e luminárias, foram adicionados mais pontos de iluminação para melhorar o resultado do projeto. No total, o espaço recebeu 720 pontos de Iluminação, sendo 84 lâmpadas convencionais (brancas) e 636 de LED. Também foram instalados 200 balizadores com tecnologia LED para demarcação da pista de corrida.

Com 67.500 m2 de área e uma média de 25.000 usuários por mês, o Parque Celso Daniel é um espaço urbano para uso público dos mais importantes de Santo André, reunindo em um único local pista de cooper, campos de futebol, quadra de tênis, espaço para leitura, estacionamento, redário, lagos, área para academia e brinquedoteca.

Ficha técnica
Projeto: Luz Urbana
Lâmpadas e luminárias: Lâmpadas Golden
Órgãos envolvidos: Prefeitura de Santo André e Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
Fotografia: Rubens Camp