Cases de Projetos Luminotécnicos - Celena

+55 11 4871-1888

Projeto luminotécnico explora recursos do LED em restaurante e favorece setorização

A iluminação de restaurante pode ser uma importante aliada do conforto e da setorização do espaço, desde que a tecnologia seja aplicada de forma correta. Foi o que o Restaurante DECK 484, no bairro Cerqueira César (SP), notou quando a mera adoção do LED há alguns anos não trouxe o resultado esperado. Com ar de fast food devido à temperatura de cor branca azulada, a iluminação apresentava-se incompatível com o perfil requintado do espaço vizinho a hotéis e centros administrativos empresariais. Graças ao projeto luminotécnico desenvolvido pela Celena, foi promovida uma reforma do espaço que incluiu a implantação de iluminação funcional e aconchegante, também com tecnologia LED, porém com especificação mais apropriada às demandas.

O salão principal e o bar possuíam uma iluminação genérica, com forro reto, luminárias embutidas e uma luz geral. “Apesar de já usar LED, existia uma iluminação exagerada, com nível de luz muito alto”, explica o coordenador comercial da Celena, Ricardo Longarço, empresa especializada em projetos de eficientização energética na área de iluminação. Além da falta de setorização, a temperatura de cor de 5.000 K dava um ar frio e impessoal ao espaço. A primeira preocupação foi criar uma iluminação mais pontual, compatível com a funcionalidade e que fizesse jus ao tipo de serviço oferecido, cujo destaque é a cozinha internacional desenvolvida pelo chefe suíço Christophe Besse.

No salão para refeições foi criado um rebaixo em gesso para criar dois níveis de luz. No forro foi aplicada UltraLED tubular 18W com filtro âmbar embutida na sanca, o que proporciona uma luz indireta aconchegante. A iluminação pontual é completada por luminárias embutidas, modelos Ultra LED AR111 e Ultra LED dicroica GU10, com 3.000K, dando mais visibilidade às áreas de circulação. Sobre as mesas laterais foram criados rasgos no gesso onde foram aplicadas Ultra LED dicroica GU10, para iluminação geral, e pendentes com o invólucro interior amarelado ouro com a Ultra LED A60 de 10W para iluminação pontual em mesas estratégicas.

Na área do bar foram aplicadas Extreme LED fitas IP20 RGB na parte posterior no balcão para dar um efeito visual com a mudança de cor. As prateleiras também usam fita LED IP20 2.700K. A iluminação geral é proporcionada pela Ultra LED AR111 e Ultra LED dicroica GU10 com 3.000K, conciliando um pacote de luz ideal para garantir a visibilidade na preparação de drinks com o conforto de uma luz mais amarelada.

A área do deck externo recebeu cobertura de lona com arandelas nas laterais e lâmpadas Ultra LED A60 de 10W, proporcionando iluminação indireta com um toque decorativo. Refletores Extreme LED de 10W com 2.700K e filtro âmbar valorizam o paisagismo do entorno e as palmeiras, criando um ambiente ideal para relaxar no happy hour. A iluminação geral é dada por uma luminária para iluminação pública Inova Light, instalada na entrada do restaurante, cuja luz circular chama a atenção de quem passa e cria um efeito decorativo no ambiente. Refletores Extreme LED de 10W destacam o letreiro.

O gerente do DECK 484, Patrick de Neufville, explica que manutenção da iluminação com LED era um ponto inquestionável, visto a economia que a tecnologia proporciona e a redução dos custos com manutenção, mas era necessário um projeto que adequasse a iluminação aos objetivos da reforma. “Nossa preocupação era com a ambientação do espaço e, neste aspecto, precisávamos de um projeto de iluminação que criasse efeito visual, proporcionasse conforto e aconchego, com a devida setorização. Ficamos satisfeitos com o resultado e os clientes também.”

As 113 fontes de luz usadas são da marca Golden, empresa de iluminação que em agosto completa 25 anos está no mercado de iluminação, onde é reconhecida por seu pioneirismo na área de eficiência energética.

Ficha técnica
Projeto: Celena
Lâmpadas e luminárias: Ultra LED A60 de 10W, Ultra LED tubular 18W, Extreme LED Refletores, Extreme LED fitas IP20 RGB e 2.700K, Ultra LED dicroica GU10, Ultra LED AR111 e luminária IP Inova Light, todas da Lâmpadas Golden.
Fotografia: Rubens Campo