Cases de Projetos Luminotécnicos - Celena

+55 11 4871-1888

Supermercado Bahamas

Foram utilizadas 301 lâmpadas tubulares T8 da linha Extreme LED da Lâmpadas Golden com 18W de potência no lugar da fluorescente HO de 110W. Com a troca, o consumo que era de 17,08 kw/h passou para 5,58 kW/h. O investimento se pagará em 23 meses.

Na avaliação de Flavio Takeda, diretor de Marketing da Lâmpadas Golden, o varejo alimentar é um importante nicho de mercado do ponto de vista B2B devido à grande demanda por iluminação artificial e a necessidade de gestão das despesas com eficiência elétrica. “Sistemas de refrigeração, condicionadores de ar e geladeiras são grandes consumidores de energia elétrica, cujas tecnologias vêm se adaptando a questões de sustentabilidade e com o advento do LED esta preocupação volta-se tardiamente para a iluminação”, explica.

As luminárias de LED foram instaladas de forma transversal às gôndolas e instaladas no telhado Shed (que são telhados em forma de dentes de serra), a fim de proporcionar uma iluminação uniforme no ambiente com 4,5m de pé direito, valorizando os produtos expostos. Ao contrário da fluorescente, o LED não gera calor, o que garante o conforto dos clientes e não danifica os produtos dos balcões resfriados. A temperatura de cor de 6000 K não cansa a visão e não altera a cor dos objetos, onde a uniformidade da luz contribui para dar ao ambiente uma sensação agradável e de limpeza.

Com vida útil quatro vezes maior que o modelo usado anteriormente, o LED reduz o tempo, o transtorno e as despesas com manutenção.

Grande aliada do varejo supermercadista, segundo Takeda a iluminação, além de fator de custo é ferramenta de marketing que auxilia na criação de um cenário de exposição montado para induzir o consumidor a permanecer o maior tempo possível no ambiente, emitindo sensações que aumentam o poder de compra do consumidor e o estimulam a permanecer por mais tempo no lugar.

O projeto foi tão bem sucedido que outras lojas da rede Bahamas também adotarão a iluminação com LED. Além desta unidade em Juiz de Fora, até março de 2015 quatro outras unidades (três em Uberlândia e uma em Uberaba) serão inauguradas já com o conceito de iluminação LED. A rede já conta com cinco lojas iluminadas com LED, duas em Muriaé e Leopoldina, e três em São Mateus, Mix Ubá e Mix Cataguases (MG).

Ficha técnica
Projeto: Método dos Lumens
Lâmpada: lâmpadas tubulares T8 da linha Extreme LED da Lâmpadas Golden
Fotógrafo: Divulgação