Grupo Kion

Em nova planta, Grupo Kion aposta em eficiência energética e qualidade luminosa

Grupo Kion

Em nova planta, Grupo Kion aposta em eficiência energética e qualidade luminosa

Eficiência e qualidade em cada aspecto. Foi com esse conceito que o Grupo Kion inaugurou, em outubro, uma nova planta em Indaiatuba, São Paulo. Como a iluminação não poderia ficar fora deste princípio, a Celena foi escolhida para auxiliar na concepção de uma proposta que levasse em consideração a boa iluminância e a melhor eficiência energética.

“Nós desenvolvemos todo o projeto focados em utilizar o LED”, aponta Leandro de Barros, gestor comercial da Celena. “Queríamos mais do que atender às questões normativas, mas oferecer algo além, que englobasse a questão financeira e o marketing buscando um design atraente.”

Nova unidade, nova iluminação

Especialistas em iluminação, os projetistas da Celena encontraram no Grupo Kion uma oportunidade de realizar o projeto luminotécnico em uma planta completamente nova. “ Às vezes, em uma situação de retrofit você encontra uma iluminação incorreta, que não atende as necessidades, e, muitas vezes nem a norma”, compara Leandro. “Isso não acontece em um lugar novo. Quando nós somos os responsáveis pelo projeto luminotécnico, temos mais liberdade de ação, podendo propor um maior número de soluções dentro da norma”.

Um ponto a ser considerado é a economia do LED. Em novos projetos, como neste caso, considera-se uma projeção de quanto uma iluminação tradicional consumiria se instalada nos mesmos pontos para manter o nível de iluminância e o quanto o LED consumirá. “Com essa base, nós chegamos à conclusão de que a economia é muito significativa, compensando plenamente todo o investimento”, garantiu o gestor comercial.

O projeto

Para atingir esse nível de eficácia, os projetistas da Celena apostaram em quatro modelos distintos de luminárias aplicadas nos 4029m² da nova planta. Para atender a área de movimentação e estoque, onde o pé direito era de 14 metros, as luminárias utilizadas foram a High Bay Prisma 2, somando 94 unidades de 150W.

Já nos 340m² do Laboratório de Validação e teste de novos produtos, em que a qualidade da iluminação é ainda mais significativa, foram aplicadas 148 lâmpadas tubulares de 18W. Nos 490m² do escritório que abriga a Engenharia de Produto, o objetivo era manter a iluminância adequada, e oferecer algo que ficasse esteticamente mais agradável.

“Como nessa área possuíam forro modular, optamos por algo com design diferenciado”, explica Leandro. “Então, colocamos 104 painéis quadrados de LED de 36W (62 x 62 centímetros).”

Para finalizar, a área externa contou com três luminárias do modelo Square Eco de 100W.

Com o projeto finalizado em outubro de 2017, o Grupo Kion já teve tempo para perceber que é possível contar com eficiência energética e, ao mesmo tempo, garantir uma iluminação de qualidade.

 “Os resultados da nova planta demonstraram a eficácia do sistema LED e está motivando a substituição da iluminação nas plantas mais antigas”, conclui.

São Paulo

Projeto: Nova Unidade

Produto(s):

High Bay Prisma 2 150W
Tubulares T8 de 18W
Luminária Square Eco de 100W
Painel Quadrado de 36W

Fotografia: Rubens Campo

Golden