Um projeto para ampliar o bem-estar e a economia
A economia gerada com a substituição das lâmpadas paga o próprio investimento rapidamente e reduz, em seguida, o custo operacional diretamente
Ricardo Cricci, diretor da Divisão LED das Lâmpadas Golden.—
Entenda como o projeto de iluminação pode ampliar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir os custos operacionais em um ambulatório.
Desafio do cliente
Criar uma solução luminotécnica para reduzir os custos fixos com a conta de energia elétrica, prevenir danos ambientais e levar melhorias aos pacientes e profissionais do ambulatório.
A iluminação ideal
A Celena desenvolveu a solução ideal para atingir os objetivos do CRI Norte, um ambulatório do SUS: a instalação de lâmpadas de LED em substituição às fluorescentes nos 5.600 m² de corredores e recepções.
A iniciativa levou em consideração o retorno do investimento, a sustentabilidade e, principalmente, o quanto o projeto faria diferença na vida das pessoas.
A troca levou a redução de 43,18% no consumo mensal de energia, além de garantir menor geração de lixo e investimentos em substituições graças à durabilidade de 7,8 anos das lâmpadas, o que significa a prevenção da troca de 1.900 lâmpadas neste período.
O produto ainda dispensou a troca da maioria das luminárias, se adaptando perfeitamente às já existentes, com o benefício adicional de dispensar o uso de reatores.
Outro ponto importante é o impacto na saúde de mais de 200 mil pacientes anuais do local e dos profissionais. Isso porque o LED proporciona vantagens como a melhoria na sensação térmica, a prevenção da fadiga e cansaço e uma capacidade de visualização melhor, fundamental em tratamentos médicos.
A próxima etapa, ainda em estudo, contempla a troca das fluorescentes tubulares de 32 W.
Mandaqui
São Paulo
Projeto: Celena
Produto(s):
Fotografia: Rubens Campo