Ginásio Noêmia Assumpção

Banho de luz beneficia ligas esportivas

Ginásio Noêmia Assumpção

Banho de luz beneficia ligas esportivas

Entenda como o novo projeto luminotécnico da Celena transformou o espaço e a vida de muitos atletas.

24% a menos no consumo de energia elétrica e 100% de melhoria nos treinos e jogos oficiais.

Desafio do cliente

Modernizar o sistema de iluminação do espaço, atender as especificações técnicas para a prática de esportes e reduzir custos com energia.

A iluminação ideal

Parte do programa de iluminação pública da cidade, o projeto “Banho de Luz” levou a tecnologia LED a um dos mais importantes ginásios da cidade.

Conduzido pela Celena, contribuiu para melhorar o nível de luz e uniformidade necessárias para as práticas esportivas e reduziu custos com energia elétrica, manutenções e resfriamento.

 O local, que recebe jogos do Campeonato Paulista de Handebol, da Liga Nacional de Handebol Feminino e do Campeonato Paulista de Futsal agora conta com uma iluminação no padrão de 500 lux, que se aplica tanto ao uso recreativo como profissional.

 “O índice de iluminância 50% acima do que pede a norma foi possível porque a Highbay possui um foco de luz bem concentrado e ideal para local com pé direito alto”, explica o lighting designer da Celena, Felipe Marcili. O produto evita o ofuscamento da visão, sem alterar a cor dos objetos, indicado para locais em que as pessoas pratiquem atividades físicas e esportivas. 

Outro benefício está na baixa geração de calor do LED, aumentando o conforto térmico dos atletas.

Do ponto de vista técnico, o projeto eliminou aquecimentos dos circuitos de alimentação e dispositivos de proteção, além de adicionar luzes com durabilidade de 50 mil horas, reduzindo custos associados à manutenção.

Quanto à eficiência energética, a Prefeitura de Santo André já registrou uma redução de 24% no consumo de energia elétrica. A expectativa é atingir uma economia de 67% na iluminação da quadra e de 60% nas outras áreas.

Santo André

São Paulo

Projeto: Celena

Produto(s):

Ultra LED Tubular

Projetores Extreme LED

Highbay ECO da Golden

Fotografia: Rubens Campo

Golden